terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O QUE É O 'VALE EUROPEU'?

O 'Vale Europeu', apesar do nome, localiza-se no Brasil e compreende a região do Vale do Itajaí-SC. 


O local leva este nome por possuir heranças culturais fortíssima dos Alemães, Italianos, Portugueses, Poloneses e Austríacos, que vieram para o Brasil na época da colonização. Além de várias festividades típicas destes países, a gastronomia e arquitetura do local são um grande convite para conhecer estas cidades! 


Várias cidade fazem parte do 'Vale Europeu' (veja quais são em http://turismo.sc.gov.br/destinos/vale-europeu/), no entanto, algumas foram mapeadas para a criação do primeiro roteiro brasileiro planejado, para a prática do cicloturismo. Este percurso, com aproximadamente 300km, passa nas principais cidades/distritos do Vale Europeu, por meio de estradas rurais, tranquilas e montanhas, apresentando vilarejos com casas típicas, fauna e flora, típicas da região! Desde então, o caminho tem atraído muitas pessoas do Brasil e do exterior. 

Circuito Vale Europeu

Uma particularidade muito interessante deste caminho é sua logística, visto que começa e termina na mesma cidade, Timbó! Além disso, é possível fazê-lo a pé ou de bike, embora os caminhos não sejam exatamente os mesmos. Durante o percurso, haverá sinalização para ambos. O que diferenciará, é que as setas amarelas são para os ciclistas enquanto as brancas serão para os mochileiros. Os mapas e as informações dos trajetos, encontram-se  no site http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/


Quanto ao grau de dificuldade, eu diria que é médio. Mas depende também de alguns fatores externos, como por exemplo, o clima. A região é muito fria e, por ser montanhosa, com muita mata, tem bastante incidência de chuva. Já no verão, é igualmente intenso. Peguei sensação térmica de 47º, em dezembro, ou seja, isso pode se tornar um 'problema'. A parte boa, é que no verão você aproveita todas as cachoeiras e corredeiras... 

Segue o cronograma sugerido pelos criadores:

Outra coisa bacana é a existência do passaporte, que poderá ser carimbado durante o percurso, e o certificado que será entregue no final.Na época, tinha o valor simbólico de R$ 10,00. 



Na sequência, meu diário de bordo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário