quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dia 03 - Indaial a Rodeio - 24/12/2013

Terceiro dia...

Começamos nosso dia com mais um café daqueles, que acredito que posso dispensar comentários...

O dia de hoje tem a fama de ser o  mais curto de todos, com apenas 28 Km e devido a isso muitos emendam com o segundo dia. Do meu ponto de vista, caso você tenha os sete dias para fazer o percurso, seria um erro tentar fazê-lo junto com o dia anterior, visto que hoje você tem várias opções de passeios adicionais, como a vinícula, desvio para ver a ponte pênsil, entre outros.

Antes de partir, mas umas fotos na Ponte dos Arcos que é mesmo lindíssima.

Á partir daqui, vamos margeando o Rio Itajaí Açu. Neste ponto, fazemos um pequeno desvio para ver a Ponte Pênsil e tirar umas fotos.

E hoje é o grande dia das pontes... são muitas pelo caminho e tento tirar foto de cada uma delas. Uma das primeiras pontes é coberta por um telhado, prática comum trazida pelos primeiros imigrantes para se proteger o madeiramento.

E neste momento sou tomata por um pânico daqueles que não desejo a nenhum viajante que necessita registrar seus momentos... Deixei a câmera na capacidade máxima de 16 MP e devido a isso, após esta foto, apareceu a mensagem CARTÃO CHEIO. Era um cartão de 4 GB e eu nunca tinha usado com capacidade máxima... mas durar um pouco mais de dois dias?!? O que fazer no meio do nada?!? A vontade era de chorar... mas a palavra ordem é manter a calma e seguir em frente... talvez em Rodeio eu encontrarei... Enquanto isso, temos a câmera sony que o Filipe usa e meu celular... mas de verdade, fiquei até com medo de tirar foto depois disso...

Embora o percurso seja essencialmente plano e curto, tem belíssimas paisagens! E para o terceiro dia, aquele bem cansativo, é muito interessante.

Quando chegamos a Ascurra, vejo o que parece ser um hipermercado. Parece ter eletroeletrônicos e isso é ótimo. Vou no balcão de máquinas fotográficas e celular e descubro que para minha alegria que aqui tem cartões de memória. Compro um de 16 GB por R$ 69,00 e acho que pagaria até R$ 1.000,00 por um neste momento. Olha a cara de alegria da criança.

Bom, hoje é dia 24 e por isso muita coisa fechará ao meio dia, como por exemplo, a Vinícola San Michele. Por isso precisamos correr para tentarmos chegar a tempo. Passamos por alguns lugares, tiramos fotos e logo seguíamos como dois corredores.

Ao chegarmos em Rodeio, encontramos um menino pedalando que nos deu as informações de como chegar na vinícola. Lembro-me de ter olhado no relógio e ser 11:45 e ainda não estávamos tão perto. Corremos muito e em 10 minutos conseguimos chegar na estrada rural que levava até lá e subimos literalmente correndo para que às 12 hrs em ponto conseguíssemos entrar. Quando passamos pela porta não tínhamos fôlego para dizer nada e as pessoas olharam assustadas para nós. Assim que conseguimos, contamos ao proprietário toda a história e foi só risada. Haviam mais dois rapazes e um casal la dentro. Lá fora estava um calor de uns 35 graus e lá dentro, pela graça de Deus, tinha ar condicionado. Ele nos serviu um suco de uva bem gelado, o que desceu 'redondo'! Conversamos, tiramos fotos e aproveitamos bem aquele momento.

Saímos de lá com uma garrafa de vinho, que decidimos comprar, e com dois sucos de uva que ganhamos de presente, por nossos esforços. Mas antes de partir, perguntamos onde ficava o próximo lugar que gostaríamos de visitar: Fábrica de Laticínios, da Dna. Jacomina. Todo mundo ficou mudo, com uma cara assustada e não entendemos nada. Infelizmente eles nos contaram que em 2008 um desastre matou praticamente toda a família em um deslizamento de terra. Foi um momento triste da viagem de hoje... eu realmente não sabia que isso tinha acontecido. Li muitos relatos e vi vídeo onde aparecia a Fábrica de Laticínios... enfim, aquilo ficou na minha cabeça...

Seguimos então para a pousada da famosa Dona Irene Stolf, uma casa de família.

Casa Stolf

Quarto que dormimos
Quando chegamos ela se assustou por ser muito cedo, afinal de contas eram apenas 13 hrs. Dissemos a ela para não se preocupar, pois gostaríamos apenas de deixar nossos alforges e seguir para uma cachoeira conhecida como Cascata, sugerida pelo pessoal da Vinícola San Michele. E fizemos isso... Assim que chegamos lá vimos que o lugar era perfeito para passarmos a tarde. O custo por pessoa é de R$ 5,00 e pode-se passar o dia todo. Fizemos um piquenique e depois não saímos da água, usufruindo seu frescor em relação a temperatura externa de quase 40 graus.

Ficamos aqui até umas 16 horas e decidimos voltar para a casa da Dona Irene, afinal, temos de descobrir se vamos achar um lugar para jantar em plena noite de natal. Na casa dela, chegarão filhos, filhas e netos... não temos como ficar por lá. Eles nos ajudam a encontrar um restaurante, praticamente de frente a sua casa, chamado Caminetto. Então ficamos aguardando a hora da abertura do mesmo, em sua varanda.

Para Filipe e eu hoje é noite de comemoração. Fazem dois anos que nos conhecemos, que nos vimos pessoalmente pela primeira vez... Portanto, nossa comemoração não poderia ter sido melhor, banhada a Moscatel da Vinicola San Michele e Lasanha com massa caseira, que estavam simplesmente divinos!

Restaurante Caminetto - 3384-0551
Depois do jantar, pegamos um carimbo aqui e seguimos passeando pela cidade... Embora tudo estava fechado, o clima, o pôr do sol e o calor, conferiu um ar muito romântico a tudo!

Pousada Dona Irene Stolf
Igreja Matriz
Prefeitura de Rodeio
Como é óbvio, tudo fechado, não  encontrei meu Quebra-Nozes...

Assim terminamos mais um dia do circuito vale europeu.